Atividade didática
Um gavião chega a um local
onde existam várias pombas e fala:
- Bom dia minhas 100
lindas pombinhas!
Uma das pombas responde:
- 100 pombas não somos
nós; com mais dois tantos de nós e com você, amigo gavião, 100 pássaros seremos
nós.
Quantas pombas estavam no
local?
Resposta: 33 pombas
Legenda: x = número de
pombas; g = gavião; a = total de ave.
x + 2x + g = a
x + 2x + 1 = 100
3x = 99
x = 33
Conteúdos a serem trabalhados: equações do 1º grau e raciocínio
lógico matemático.
Objetivos da atividade: incentivar o aluno a pensar e demonstrar
que a linguagem algébrica é uma poderosa ferramenta para resolver problemas,
mediante a sintetização, em fórmulas, de fatos do nosso cotidiano.
Habilidades trabalhadas: equacionar dados matemáticos para
solucionar situação-problema.
Seqüência didática da atividade:
- realização do cenário contendo os pássaros;
- abordagem de temas transversais, como: meio ambiente e ética no
troca de experiências entre os alunos;
- motivação para os alunos construírem procedimentos de resolução
do problema, individualmente, utilizando os conhecimentos matemáticos;
-Comparação, entre os alunos, das respostas individuais
- verificação das respostas fornecidas pelos alunos;
- sugestões para os alunos equacionem o problema;
- análise das
equação/solução;
- conclusão da atividade,
inclusive, enfatizando a importância da matemática no cotidiano dos indivíduos.
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