terça-feira, 26 de junho de 2012

Dasafio matemático: as pombas e o gavião




Atividade didática

Um gavião chega a um local onde existam várias pombas e fala:

- Bom dia minhas 100 lindas pombinhas!

Uma das pombas responde:

- 100 pombas não somos nós; com mais dois tantos de nós e com você, amigo gavião, 100 pássaros seremos nós.

Quantas pombas estavam no local?

Resposta: 33 pombas

Legenda: x = número de pombas; g = gavião;   a = total de ave.

x + 2x + g = a
x + 2x + 1 = 100
3x = 99
x = 33

Conteúdos a serem trabalhados: equações do 1º grau e raciocínio lógico matemático.

Objetivos da atividade: incentivar o aluno a pensar e demonstrar que a linguagem algébrica é uma poderosa ferramenta para resolver problemas, mediante a sintetização, em fórmulas, de fatos do nosso cotidiano.   

Habilidades trabalhadas: equacionar dados matemáticos para solucionar situação-problema.

Seqüência didática da atividade:
- realização do cenário contendo os pássaros;
- abordagem de temas transversais, como: meio ambiente e ética no troca de experiências entre os alunos;
- motivação para os alunos construírem procedimentos de resolução do problema, individualmente, utilizando os conhecimentos matemáticos;
-Comparação, entre os alunos, das respostas individuais
- verificação das respostas fornecidas pelos alunos;
- sugestões para os alunos equacionem o problema;
- análise das equação/solução;
- conclusão da atividade, inclusive, enfatizando a importância da matemática no cotidiano dos indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário