quarta-feira, 27 de junho de 2012

Modelagem matemática


A modelagem matemática é uma metodologia que propõe atividades que fornecem subsídios aos aprendizes para fazerem relações entre os saberes matemáticos e os problemas vinculados a sua realidade cotidiana. Essa metodologia proporciona uma aprendizagem significativa e um saber reflexível acerca dos conteúdos matemáticos. 

Os professores podem usar a modelagem matemática em sala de aula de diversas forma. Tais como: criando situações-problemas que envolvam crescimento linear; quadrático, exponencial, logístico, binomial e probabilístico.    

A modelagem matemática deve enfatizar os aspectos sócio-culturais, visto que, essa metodologia é relacionada a situações-problemas com referência no cenário real. 

De forma geral, a modelagem matemática serve para facilitar o processo de ensino-aprendizagem de matemática, motivando os aprendizes para o desenvolvimento de habilidades e competências para a compreensão e utilização dos saberes matemáticos.

A metodologia da modelagem matemática está focada na problematização (criar a situação-problema) e na investigação reflexível (busca de meio para resolução de atividade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário